Avante, afroempreendedores das Artes Visuais!


A PretaHub tem o orgulho em anunciar o Afrolab “Marvel – O Poder É Nosso”, projeto resultado da parceria entre Feira Preta, The Walt Disney Company Brasil, KondZilla e Museu das Favelas!



Nesta edição teremos turmas especiais do Afrolab com uma jornada imersiva para estimular e capacitar processos criativos e de empreendedorismo para artistas visuais negros, com curso online para 30 pessoas negras, além de formação presencial para outros 30 afroempreendedores no Museu das Favelas, em São Paulo/SP. 

EDITAL TURMA PRESENCIAL (SP) CONFIRA A LISTA DE APROVADOS
EDITAL TURMA ONLINE - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

VOCÊ PODE PARTICIPAR DA EXPOSIÇÃO COLETIVA "MARVEL - O PODER É NOSSO", NO MUSEU DAS FAVELAS!

Durante a jornada de formação, além de se fortalecerrem criativamente, os artistas selecionados para a jornada presencial, receberão suporte para desenvolver uma obra, um "produto final", que pode ser selecionado para integrar a Exposição Coletiva "Marvel - O Poder é Nosso", com abertura prevista no dia 26 de novembro de 2024", no Museu das Favelas, em São Paulo.


Cada artista participante da jornada presencial, receberá o aporte financeiro de R$ 2.500,00 para comissionar a produção da sua obra artística e para custear outras eventuais despesas ao longo do processo imersivo.

CRONOGRAMA DAS TURMAS

TURMA PRESENCIAL (para pessoas de SP)


Inscrições até 17 de outubro de 2024

Divulgação das pessoas selecionadas: 23 de outubro de 2024


Afrolab Presencial:

> 25 de outubro de 2024, das 14h às 18h, na Casa PretaHub São Paulo

> 26 de outubro de 2024, das 09h às 17h, com atividades externas

> 28 de outubro a 01 de novembro e dias 4 e 5 de novembro de 2024, das 14h às 18h, na sede do Museu das Favelas.

CONFIRA A LISTA DE APROVADOS

TURMA VIRTUAL (para pessoas de todo o Brasil)


Inscrições até 25 de outubro de 2024

Divulgação das pessoas selecionadas: 31 de outubro de 2024


Afrolab Virtual via Zoom:

> 06 a 08 de novembro de 2024, das 19h às 21h30*

> 11 a 15 de novembro de 2024, das 19h às 21h30*


*Horário de Brasília





INSCRIÇÕES ENCERRADAS

QUEM PODE PARTICIPAR?

>> Pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, segundo classificação do IBGE;

>> Maiores de 18 (dezoito) anos;

>> Artistas Visuais com familiaridade com os seguintes gêneros artísticos: pintura, gravura, fotografia, videoarte, performance e ilustração digital.

>> Pessoas com disponibilidade para participar de TODAS as aulas da Imersão Afrolab nas modalidades presencial e online;

>> Para o Afrolab presencial, é necessário residir em São Paulo ou região metropolitana paulista.

SOBRE OS GÊNEROS ARTÍSTICOS

PINTURA


Técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas a mesma. Esta superfície pode ser uma tela ou papel. Em caso de pinturas em superfícies como parede, pedra e madeira, o artista se responsabiliza por apresentar um registro fotográfico em alta resolução como resultado final da obra. Técnica livre. Serão considerados somente trabalhos bidimensionais.



GRAVURA


Termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras, tais como madeira, pedra e metal, com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais específicos. Técnica livre (xilogravura, serigrafia, litografia, e outros). Serão considerados somente trabalhos bidimensionais.





PERFORMANCE


Manifestação artística que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Técnica livre. A(o) proponente deverá, obrigatoriamente, registrar em fotografia ou vídeo (com duração máxima de 3 minutos) o trabalho performático.








ILUSTRAÇÃO DIGITAL


Gênero artístico que utiliza ferramentas digitais (softwares variados) para criar imagens. Técnica livre. Serão considerados somente trabalhos bidimensionais.









FOTOGRAFIA


Técnica de criação de imagens por meio da exposição luminosa, capturando luz e contraste para fixar a imagem. Invariavelmente combina técnicas de luz e composição para criação de imagens. Técnica livre







VIDEOARTE


Expressão artística que se utiliza do vídeo como um suporte artístico. Técnica livre. A obra produzida deve ter no máximo de 3 minutos.










O AFROLAB O PODER É NOSSO É REALIZADO POR

PretaHub/ Intituto Feira Preta



Somos um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de vinte e um anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora. 

Museu das Favelas


O Museu das Favelas é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. O equipamento nasce de um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, com atividades culturais e educativas voltadas para todos os públicos, sendo um ambiente de pesquisa, preservação, empreendedorismo, produção e comunicação das memórias e histórias das favelas brasileiras.




The Walt Disney Company (Brasil)


Parte da The Walt Disney Company Latin America, o escritório no Brasil é responsável pela marca Disney e seus negócios por todo o país, garantindo aos brasileiros a possibilidade de receber Disney em seus lares, através da TV e entretenimento online, videogames e produtos de consumo, além da oportunidade de desfrutar os shows e filmes nos cinemas.    


KondZilla


O canal KondZilla foi fundado por Konrad Dantas, que começou sua carreira como diretor de videoclipes e rapidamente se destacou no cenário musical do funk paulista. KondZilla cresceu com a visão de criar um espaço que desse visibilidade a artistas das periferias de São Paulo, em especial os MCs de funk. A KondZilla nasce no digital dirigindo clipes de funk e se torna uma casa de criação e produção para todas plataformas e formatos. Com 13 anos de história, é um dos principais responsáveis pela linguagem do funk no mundo, e a maior comunidade digital de cultura urbana no Brasil.