O Afrolab Música 2024 é uma iniciativa promovida pela Instituto Feira Preta/PretaHub, com o patrocínio da Nivea e apoio da Fábrica Cultural e a Co.Liga, que tem o objetivo de capacitar e fortalecer 30 artistas negros e indígenas na área da música em Salvador, Bahia. Este programa visa oferecer suporte e promover a inclusão desses artistas na cadeia produtiva musical, ampliando as oportunidades e potencializando sua criatividade.
Durante o mês de outubro, 30 artistas selecionados participarão de uma jornada intensa de formação empreendedora na área da música com duração de 8 dias, sendo 1 dia de atividades virtuais e 7 dias presenciais, realizados na Fábrica Cultural, em Salvador. Os participantes terão a oportunidade de aprender diretamente com especialistas sobre temas como criação, produção, distribuição e consumo de produtos musicais, além de receber mentorias exclusivas para o desenvolvimento de suas carreiras.
>> Pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas segundo a classificação do IBGE.
>> Maiores de 18 anos.
>> Artistas intérpretes e compositores.
>> Residentes em Salvador e região metropolitana.
>> Pessoas com acesso à internet para participar das atividades virtuais.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 27 de setembro a 11 de outubro de 2024. Para se inscrever, acesse o link e preencha o formulário, clicando no link abaixo.
Lançamento do edital: 27 de setembro de 2024
Encerramento das inscrições: 11 de outubro de 2024
Divulgação dos selecionados: 16 de outubro de 2024
Formação presencial e virtual: 19 a 25 de outubro de 2024
Local das atividades presenciais:
Fábrica Cultural - Largo da Ribeira, 33, Ribeira - Salvador, BA
CEP: 40420-590, Brasil
Caso tenha dúvidas ou precise de mais detalhes, entre em contato por meio do e-mail: afrolab@pretahub.com
Sobre a PretaHub
A PretaHub é um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de vinte e um anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora.
Sobre a Fábrica Cultural
A Fábrica Cultural é uma organização social fundada desde 2004, em Salvador – Bahia e vem promovendo a transformação social por meio de ações que articulam educação, arte, cultura e sustentabilidade. Neste contexto, promove projetos de qualificação em áreas criativas e visando desenvolvimento territorial.
Sobre a Co.Liga
A co.liga é uma escola livre, de abrangência nacional e acesso online, que busca promover a inclusão produtiva das juventudes nos campos da Cultura, Tecnologia e Economia Criativa. Um espaço de aprendizados, de trocas e de convergência, onde são oferecidos cursos de curta duração nos segmentos de música, artes visuais, design, multimídia, patrimônio e produção cultural; mentorias com profissionais; oportunidades de trabalho e programação cultural. Com realização da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) e da Fundação Roberto Marinho.