Queremos entender melhor as experiências, desafios e necessidades específicas dos empreendedores negros nestes territórios, para que a gente possa qualificar, fortalecer, apoiar o desenvolvimento de seus negócios, criar oportunidades de mercado e promover a integração empreendedora entre os países.


Para isso, convidamos você a responder a pesquisa Perfil dos Empreendimentos Negros na Argentina, Brasil, Colômbia, Panamá e Peru , promovida pela PretaHub, Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), e Plano CDE.

RESPONDA A PESQUISA!

•⁠ ⁠PRA FORTALECER a comunidade empreendedora negra na América Latina.


•⁠ ⁠PRA INFLUENCIAR E INCIDIR nas Políticas Públicas que vão beneficiar o mercado empreendedor do qual você participa, bem como, contribuir para o desenvolvimento de políticas que realmente atendam às suas necessidades específicas.


•⁠ ⁠PRA FAZER A DIFERENÇA! Sua participação vai impactar a vida e os negócios de milhares de empreendedores negros no Brasil e outros países da América Latina.

Quais são as principais áreas de atuação dos empreendedores negros na Argentina, Brasil, Colômbia, Panamá e Peru? Como esses empreendedores estão acessando e utilizando crédito para seus negócios? Quais são as principais cadeias de valor acessadas pelos empreendedores nesta região? Qual é o nível de confiança e segurança destes empreendedores na gestão e atuação de seus negócios?

Essas são algumas das perguntas que buscamos responder com a pesquisa Perfil dos Empreendimentos Negros na Argentina, Brasil, Colômbia, Panamá e Peru, desenvolvida em uma parceria entre a PretaHub, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e o Plano CDE. Vamos mapear os perfis de negócios liderados por pessoas negras em diversos países destes territórios.

A partir destas informações, vamos conjuntamente operar para incidir em melhorias no ecossistema empreendedor na América Latina, tanto no âmbito do acesso ao crédito, quanto da capacitação técnica e criativa, e abertura ou criação de mercado consumidor. 

RESPONDA A PESQUISA!

A pesquisa será realizada nos seguintes países:

Para participar, acesse o link abaixo e responda o questionário, composto por 35 perguntas fechadas e levará, no máximo, 20 minutos para ser preenchido. Reserve esse tempo para responder com o máximo de atenção e contribuir para essa importante iniciativa, que pode mudar a sua vida e de milhares empreendedores nestes países.

PARTICIPE DA PESQUISA

Ao participar, você estará contribuindo para uma melhor compreensão do empreendedorismo negro na América Latina e Caribe, ajudando a destacar as necessidades e desafios enfrentados por empreendedores negros no bloco, instrumentalizando importantes atores do ecossistema para incidir em setores importantes para transformar o ambiente empreendedor nestes territórios.


Sua participação é fundamental para o fortalecimento de políticas e iniciativas que apoiem o crescimento e a sustentabilidade dos negócios liderados por pessoas negras a região.

PretaHub


A PretaHub é território de criatividade, inventividade e tendências negras, a partir do empreendedorismo. É resultado de uma história de mais de 20 anos doInstituto Feira Preta, que atua no fortalecimento da cultura e do empreendedorismo negro. A PretaHub oferece atividades de capacitação técnica e criativa para este público, além de investimento direto, aceleradora e incubadora de negócios liderados por pessoas negras. 

CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe


O CAF é um banco de desenvolvimento comprometido com a melhoria da qualidade de vida de todos os latino-americanos e caribenhos. Suas ações promovem o desenvolvimento sustentável e a integração regional. O banco oferece aconselhamento e apoio financeiro aos setores público e privado dos países acionistas. Além disso, o CAF gera conhecimento para fortalecer as políticas públicas na América Latina e no Caribe, visando melhorar a qualidade e o impacto dos projetos que promove.

Plano CDE


A Plano CDE é um negócio de impacto social (empresa B certificada) estabelecido em 2009 por um grupo de economistas, sociólogos e antropólogos com amplo conhecimento em pesquisa, consultoria de projetos sociais e políticas públicas. O objetivo da organização é ajudar no entendimento das necessidades de beneficiários de programas sociais e políticas públicas para subsidiar estratégias que melhorem a vida dessas famílias.